sábado, 23 de agosto de 2014

P.R.O.B.E. - The Zero Imperative

P.R.O.B.E. - The Zero Imperative é um filme lançado em VHS no ano de 1994, escrito por Mark Gatiss e dirigido por Bill Baggs. Retrata a volta da Liz Shaw (Caroline John) que foi companion do 3º Doctor. Um fator interessante é que os atores que fizeram o Doctor na série, eram doutores nesse filme, como o Jon Pertwee (3º Doctor), Sylvester McCoy (7º) e o Colin Baker (6º), menos o Peter Davison (5º), que nem foi creditado e só fez uma pontinha no final do filme. P.R.O.B.E. é a sigla para Preternatural Research Bureau (em tradução livre: Escritório de Pesquisas Sobrenaturais).

Sinopse
A ex-cientista da UNIT, Liz Shaw, e sua assistente, Lou Bayliss, estão investigando uma série de assassinatos bizarros cometidos perto de um hospital psiquiátrico prestes a ser fechado.
Quando o hospital é inesperadamente salvo pelo rico industrial Peter Russell, os eventos parecem piorar e fugir do controle de Liz. O atual diretor e seu antecessor estão abrigando o assassino? Que tipo de história de terror está escondida no local? E qual exatamente é o segredo do Quarto Zero?

Resenha

O filme começa mostrando o Quarto Zero ao som de gemidos e música infantis, até que escutamos um grito e o Paciente Zero (David Terence) é mostrado. 

Somos levados ao hospital psiquiátrico, onde o Dr. Colin Dove (Sylvester McCoy) anuncia que a clínica não vai mais fechar, devido à ajuda financeira do Dr. Peter Russell (Colin Baker). A Dra. Gilchrist (Patricia Merrick)Dra. Beatrice Hearst (Nicola Fulljames) e o Dr. William Bruffin (Mark Gatiss) estão na sala de espera até que a Beatrice recebe um telefonema dizendo que alguém foi morto. Chegando lá descobrem um corpo todo ensanguentado no quarto.

Liz Shaw (Caroline John), juntamente com sua parceira, Patricia Haggard (Louise Jameson), tentam entender os 7 assassinatos que ocorreram em 15 meses, todos ligados à clínica psiquiátrica do Dr. Dove. Elas discutem se esse caso pertence ao PROBE porque aparentemente não tem ligação, mas Liz fala que o PROBE tem que investigar tudo que é extraordinário. Ela também comenta sobre a época que trabalhava para outra organização, sendo esta a UNIT (mas não diz o nome por causa dos direitos autorais), e vemos uma imagem do Brigadeiro na parede, em uma reportagem sobre o Projeto Inferno, que é uma menção do último arco da 7ª temporada da série clássica, Inferno, a última história da Liz.


Dr. Dove discute com o Dr. Russell, querendo saber se tem algum motivo especial sobre a compra da clínica, Russell apenas diz que se interessa na instituição desde que o Dr. Jeremiah O'Kane (Jon Pertwee) comandava o lugar. Alguns minutos depois ele reúne o pessoal da clínica para explicar tudo isso, e diz que ficou triste sabendo que iriam fechar o local.

Liz faz uma descoberta interessante: depois que o pai do Dr. Russell morreu, o Dr. O'Kane acabou virando uma espécie de tutor dele, explicando o fato do interesse repentino do Russell na clínica. Na mesma noite, depois de visitar o Dr. O'Kane, Dr. William Bruffin volta tranquilamente para sua casa até ouvir um barulho estranho, ele foge e acaba indo parar na clínica.

Logo após acordar, Liz recebe uma ligação de que mais uma pessoa morreu na clínica. Dr. O'Kane e Dr. Dove discutem se isso tudo tem ligação com o Quarto Zero, pois o morto estava praticamente do lado da sala. Enquanto isso, Liz vai ao necrotério procurar pistas e descobre que o morto possuía uma carta endereçada à ela. William conversa com a Beatrice sobre os gritos que ele ouviu na noite passada, mas ela parece não acreditar nele. No momento que ela sai da sala, Russell entra e acaba vendo os arquivos sobre o Paciente Zero. Minutos depois ele vai tirar satisfações com o Dr. Dove, mas no mesmo estante Liz chega para investigar o assassinato, dizendo que a clínica é o centro de tudo e pedindo livre acesso ao hospital e seus arquivos. Dove acaba não ajudando Liz, então Russell dá para ela os arquivos sobre o Paciente Zero.

Russell confronta Bruffin forçando ele a falar sobre o Paciente Zero e o que se esconde no quarto. Bruffin tenta ligar para Beatrice para saber o que está acontecendo, mas ele é morto na clínica pelo Paciente Zero. No mesmo estante, Russell vai investigar o Quarto Zero e descobre que Bruffin está morto e que Dove tentou evitar isso.



No dia seguinte, Liz conversa com Dove sobre o ocorrido e pede ajuda a Patricia para prender Dove e descobrir o que se passa na clínica. Enquanto isso, Russell conversa com O'Kane sobre o que aconteceu na noite passada, quando Bruffin disse uma palavra depois de morrer. Russell também fala que depois que chegou no hospital começou a ver um "espírito" de uma criança, O'Kane diz que é o seu irmão mais novo, Daniel, que matou seus pais e suas irmãs, e desde então ele é jogado de um manicômio para outro. Neste mesmo instante, Russell se conecta com a mente do Daniel e acorda minutos depois sem saber o que aconteceu.

Preso em um quarto, Dove fala para Liz que toda a região da clínica está atraída por um mal inexplicável, chamado Perihelion, uma concentração de medo e sofrimento, despertando o lado ruim do ser humano, que apenas algumas pessoas podem sentir isso e ele é uma delas (juntamente com Russell e o Paciente Zero). Depois de contar tudo, Dove ataca Liz e Russell aparece para salvar ela, trancando-o no quarto mais uma vez, só que ele acaba sendo morto por algo ou alguém que entrou no quarto e simplesmente sumiu.

Liz e Russell vão correndo para o Quarto Zero acabar com tudo isso, mas os ataques ao tecido da realidade acabam acontecendo antes de chegarem no quarto. Chegando lá, Russell descobre que Daniel O'Kane, vulgo Paciente Zero, é o seu pai. Liz então percebe que o Perihelion necessita que o Russell e o Daniel estejam no mesmo lugar para conseguir atravessar e chegar no nosso universo. Russell fica "possuído" e tenta matar Liz, que acaba desviando da facada. Quando Russell vai tentar matar ela pela segunda vez, Daniel entra na frente e ele mata o seu pai, acabando de vez com o plano do Perihelium.

Russell, Liz e O'Kane se reúnem para tomar um café da tarde, depois de solucionarem o caso. Na última cena é mostrado que o Perihelium voltou mais uma vez, agora no corpo do Paciente Um (Peter Davison).


Opinião
Apesar de ter achado a filmagem estranha e os cortes das cenas também, o filme é interessante de se ver. Temos a volta da Liz Shaw, que saiu da série sem nenhuma explicação (a saída mais estranha continua sendo da Dodo). O filme dá algumas pequenas referências à série, como o Projeto Inferno, quando o Sylvester McCoy diz "Trust me, I am a Doctor" e dá um sorrisinho sacana, ou no final quando a Caroline John diz para o Jon Pertwee "Thank you, Doctor" e os dois se olham carinhosamente. E também faz uma ligação ao livro Who Killed Kennedy, onde Liz aparece fumando, já que essa mania dela nunca foi mostrada na série. Meu comentário final é que vale a pena sim assistir, um roteiro interessante do Gatiss para Doctor Who, o que pra mim é um milagre porque é raro eu gostar dos episódios que ele escreve para a série nova.

0 comentários:

Postar um comentário